A saga está prestes a chegar ao fim e como fã do filme dicidi fazer uma retrospectiva deste fenómeno mundial, que se tornou obcessivo para milhares de pessoas.
1977 - Star Wars: A New Hope foi lançado. Um marco no cinema, levando ao delírio milhões de pessoas, que seguiram de perto as aventuras de Luke Skywalker. Records de bilheteira foram alcançados.

1980 - Seguiu-se The Empire Strikes Back e aqui o fenómenos global já estava formado. Os fãs não paravam de crescer e a qualidade dos filmes de George Lucas conquistava não só o cinema, mas todo o tipo de merchandise possível de imaginar.

1983 - Estreava aquele que se julgava ser o último episódio da triologia, Star Wars: Return Of The Jedi. Mas, George Lucas tinha em mente algo ainda mais grandioso. Uma saga.

1999 - 16 anos mais tarde eis que o tão esperado regresso acontece. The Phantom Menace. Um prequela, que retrata a vida de Anakin Skywalker enqunto criança: aquele que viria a tornar-se o temível Darth Vader. O público, apesar da aderência em massa ás salas de cinema, não ficou satisfeito. Esperava-se um Star Wars à moda antiga, mas os tempos eram outros e este novo episódio pouco de novo, ou de inovador, trazia.

2002 - A luz ao fundo do túnel parecia surgir com Attack of The Clones, mas ainda não foi desta que George Lucas convenceu. Apelidado de filme para teenagers devido à sua vertente romântica, começou a perder-se a esperança que a mítica da primeira triologia voltasse.

2005 - Fecha-se o ciclo. O último episódio, Revenge of The Sith, preve-se negro, com a a alma e carga dramática que faltaram aos dois anteriores. Tal como o título do filme que deu origem a esta história, A New Hope: uma nova esperança, de que o episódio III, que faz a ponte para o episódio IV, que estreou há já 28 anos, surpreenda com a revelação de como Anakin Skywalker cedeu ao ao lado negro da força e se tornou em Darth Vader.

Há que esperar para ver, mas, de qualquer forma, Star Wars teve uma grande influência no cinema, em especial nos impressionantes efeitos especiais, estando sempre um passo à frente do que se fazia no resto do mundo. Star Wars é todo um mundo à parte saído da cabeça de George Lucas, de uma imaginação e visão incrível e acima de tudo com coração, apaixonante.
Para todos aqueles que estiveram a hibernar nestes últimos 28 anos, clikem na imagem abaixo para ficarem a conhecer todos os personagens das duas triologias.

Resta-me dizer: May The Force Be With You! E que chegue 19 de maio!